anafarah Pós Doutorado

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição.
 Av. Carlos Chagas Filho 337, CCS Bloco J 2 andar sala 16
 Ilha do Fundão
 21949-999 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

curriculo lattes img somos

Área de interesse em pesquisa:

Composição química e fisiologia da planta e dos grãos de café

Objetivo: Esta linha busca a compreensão da formação e interrelação dos compostos bioativos e importantes para a qualidade do café, bem como suas modificações decorrentes de cruzamento genético entre espécies e variedades..
Qualidade do Café

Objetivo: Esta linha busca correlacionar a composição química do café com a qualidade da bebida e sua percepção pelo consumidor. Outro aspecto é a investigação da qualidade por meio da detecção de adição de defeitos e outros alimentos como forma de adulteração..

Biodiponibilidade e metabolismo dos ácidos clorogênicos e compostos bioativos do café e outras fontes alimentícias

Objetivo: investigar os mecanismos de digestão, absorção e metabolismo de compostos fenólicos e outros compostos bioativos do café e de outras fontes alimentícias.

Propriedades farmacológicas e biodisponibilidade dos compostos bioativos do café

Objetivo: Esta linha busca investigar o potencial biofarmacológico do café, através do estudo de seu potencial antioxidante, hipoglicemiante, antidepressivo e anticariogênico, entre outros..

Modificações do café durante o processamento

Objetivo: Avaliar as modiificações químicas occorridas desde o processamento primário a processamentos secundários como torrefação, descafeinação, etc.para posterior correlação desses parâmetros com a qualidade e a bioatividade do café..

Compostos voláteis do café

Objetivo: Esta linha visa caracterizar a composição volátil do café e relacionar os perfis qualitativos e quantitativos desses compostos com a qualidade da bebida.

Compostos fenólicos em alimentos e plantas medicinais

Objetivo: Avaliar os perfis de ácidos fenólicos, com ênfase em hidroxicinamatos, em alimentos e plantas medicinais para identificação de novas fontes desses compostos e posterior estudo de seus potenciais farmacológicos.