MESTRADO PPGN

 

Práticas de Ensino em Nutrição I
Planejamento didático e elaboração de material institucional. Ministração de aulas supervisionadas e participação em estágios curriculares. Avaliações de disciplinas e discentes.
Seminários Gerais do INJC
Apresentação e discussão de projetos e de resultados obtidos pelos grupos de pesquisa do PPGN.

Seminários Josué de Castro
Apresentação de temas de relevância e interesse em Nutrição e Saúde por docentes e pesquisadores da UFRJ e de outras instituições de ensino e pesquisa.

Tópicos Avançados I
Apresentação e discussão de artigos científicos relacionados aos grupos de pesquisa do INJC.

Trabalho Experimental de Dissertação
Desenvolvimento e defesa do trabalho de dissertação.

 

DOUTORADO PPGN

 

Estudo Integrado de Distúrbios Nutricionais de Impacto Coletivo I
Seleção de temas de relevância para a área da Nutrição e da Saúde, integrando as abordagens das áreas de conhecimento e das linhas de pesquisa que compõem o núcleo acadêmico do curso de Doutorado. Cada tema será tratado no nível básico e aplicado ao indivíduo e ao coletivo na interseção entre as áreas. Ciências dos alimentos, dietética e nutrição Social.

Estudo Integrado de Distúrbios Nutricionais de Impacto Coletivo II
Seleção de temas de relevância para a área da Nutrição e da Saúde, integrando as abordagens das áreas de conhecimento e das linhas de pesquisa que compõem o núcleo acadêmico do curso de Doutorado. Cada tema será tratado no nível básico e aplicado ao indivíduo e ao coletivo na interseção entre as áreas. Ciências dos alimentos, dietética e nutrição Social.

Metodologia Científica
Conceito da Ciência. Método científico. Planejamento experimental. Quantificação experimental. Pesquisas no homem. Divulgação do foco científico. Pesquisa bibliográfica. Elaboração de projetos de pesquisa.
Seminários Avançados de Tese I
Ementa: apresentação e discussão dos projetos de pesquisa individuais de todos os alunos matriculados no curso. Debate científico dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento da tese.

Seminários Avançados de Tese II
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa individuais de todos os alunos matriculados no curso. Debate científico dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento da tese.

Trabalho Experimental de Tese I
Desenvolvimento e defesa do trabalho de tese.

Trabalho Experimental de Tese II
Desenvolvimento e defesa do trabalho de tese.

Trabalho Experimental de Tese III
Desenvolvimento e defesa do trabalho de tese.

Trabalho Experimental de Tese IV
Desenvolvimento e defesa do trabalho de tese.

 

Disciplinas Obrigatórias do Mestrado Profissional

 

Disciplinas

O curso é estruturado em 360 horas e duração máxima de 24 meses. Para obter o título de Mestre em Nutrição Clínica o aluno deverá cumprir 24 créditos de disciplina, sendo 18 referentes às disciplinas obrigatórias (270 horas) e 6 créditos (90 horas) referente às optativas, além da elaboração de trabalho de conclusão de curso.

Disciplinas obrigatórias

Cód.

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada (30h)

INN732

Nutrição Clínica I (45h)

INN735

Nutrição Clínica II (45h)

INN736

Avaliação Nutricional do Paciente Hospitalizado (30h)

INN730

Nutriacognosia: Interação Medicamento e Alimento (30h)

INN734

Prática em Pesquisa Clínica (90h)

INN740

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada

Ementa: 
Discutir os elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento; estabelecer as relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em Saúde; ampliar as relações entre o pensamento técnico-científico e específico do profissional; fornecer embasamento teórico para realização de pesquisa bibliográfica e leitura crítica de artigos científicos. Capacitar alunos para o delineamento e elaboração de projeto de pesquisa.


Disciplina: Nutrição Clínica I

Ementa:
Descrever os cuidados nutricionais na desnutrição energético proteica e nas doenças que acometem o sistema digestório e anexos (esofagopatias, gastropatias, doenças intestinais, hepatotapias, vesiculopatias e pancreotapias). Discutir os fatores que interferem na conduta dietoterápica, permitindo a adequação das recomendações nutricionais às diferentes situações clínicas supracitadas. Habilitar os alunos para prescrição dietoterática mediante a história alimentar, social e clínica e planejamento de dietas. A disciplina discutirá ainda o significado psicológico, cultural e social da alimentação, os procedimentos dietoterápicos e os paradigmas teóricos/práticos da atualidade na saúde. Relação profissional de saúde/paciente. Planejamento, metodologia e implementação da educação nutricional em enfermarias, ambulatórios e outros espaços de instituições de saúde.

Disciplina: Nutrição Clínica II

Ementa:
A disciplina possibilitará a análise das alterações fisiopatológicas nas doenças endócrinas, respiratórias, crônicas não transmissíveis, neoplasias e no paciente crítico. Seleção de temas relacionados à intervenção nutricional nas doenças. Incluindo a compreensão das alterações fisiopatológicas nas doenças e discutindo a importância da terapia nutricional como parte do tratamento das enfermidades. A proposta inclui a discussão considerando os avanços em nutrição clínica e a inserção do nutricionista na equipe multidisciplinar. Educação nutricional na alimentação modificada. Práticas participativas em educação nutricional do enfermo. Análise de programas e projetos interventivos em educação nutricional.

Disciplina: Avaliação Nutricional do Paciente Hospitalizado

Ementa: 
A disciplina enfatizará a importância do desenvolvimento e da implantação de protocolos de avaliação nutricional padronizados. Para tanto se baseará na discussão contextualizada e atual dos métodos antropométricos, de composição corporal, laboratoriais e dietéticos pertinentes ao diagnóstico nutricional. Pretende ainda debater os instrumentos de rastreamento para definição de risco nutricional.

Disciplina: Nutriacognosia: Interação Medicamento e Alimento

Ementa:
A disciplina habilitará os profissionais Nutricionistas avaliar a relação risco/benefício do uso concomitante de alimentos, fitoterápicos e medicamentos, fundamentando sua decisão nos conceitos recentes da bioquímica e da farmacologia.

Disciplina: Prática em Pesquisa Clínica

Ementa: 
A disciplina permitirá a utilização de dados práticos obtidos pelo discente durante o curso, no seu campo de atuação e do objeto de seu trabalho coadunado com a estruturação e elaboração do trabalho de conclusão de curso, decorrente da interação discente-orientador. Será alicerçada em discussões contextualizadas no tema de estudo, direcionando o aluno no desenvolvimento apropriado do trabalho de conclusão, com formato adequado ao Regulamento do Programa de Pós-Graduação e dentro do prazo regulamentar.

 

 

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Sala 9 , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

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UFRJ Programa de Pós-Graduação em Nutrição
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