O ingresso no PPGN é realizado por meio de processo de seleção anual. Podem candidatar-se à seleção ao curso de Mestrado os portadores de diplomas de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para o curso de Doutorado poderão candidatar-se os portadores de título de Mestre obtido em Programas de Pós-Graduação credenciados pela CAPES.

As inscrições para a seleção de candidatos aos cursos stricto sensu do PPGN serão abertas mediante edital publicado com, no mínimo, trinta dias de antecedência ao início do curso, obedecendo ao calendário escolar proposto pela COPPIN – Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto de Nutrição e aprovado pelo CEPG – Conselho de Ensino para Graduados da UFRJ.

Os critérios e documentos necessários para seleção dos candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado obedecem às normas internas definidas pela COPPIN e são homologadas pela Congregação do INJC, obedecendo aos critérios publicados em edital.

Dos candidatos portadores de diploma de instituições estrangeiras é exigida legalização pela Repartição Consular Brasileira. Aos candidatos oriundos de países cujo idioma difere do nosso é exigido comprovante do domínio da língua portuguesa, emitido pelo Consulado Brasileiro em seu país de origem, sendo necessário que o mesmo se submeta a uma prova de proficiência, de caráter eliminatório.

Ingresso MP

O ingresso no Programa é anual, a partir de processo seletivo divulgado em edital publicado na página do INJC/UFRJ e nos jornais de grande circulação.
O processo seletivo é composto das seguintes etapas: prova de idioma estrangeiro (inglês); prova de conhecimentos em Nutrição; avaliação de proposta de projeto de dissertação e análise de currículo documentado, sendo as três primeiras etapas eliminatórias e a última classificatória. A aprovação ocorre mediante a obtenção de média final igual ou maior que 7,0.

Histórico da criação do curso

O Programa de Mestrado Profissional em Nutrição iniciou suas atividades em abril de 2013, com o ingresso de 10 alunos a partir de processo seletivo, divulgados em edital público. Semelhantemente, em 2014, iniciou-se a segunda turma do curso, composta por 9 alunos. Atualmente todos os mestrandos da primeira turma concluíram as disciplinas, exceto Prática em Pesquisa Clínica, em curso, e já realizaram o exame de qualificação de projeto, tendo suas defesas de dissertações prazo regulamentar para ocorrerem até fevereiro de 2015. Os alunos que ingressaram em 2014 cursaram o primeiro semestre e se encontram em fase de elaboração ou aprimoramento do projeto de dissertação junto aos orientadores, para futuras qualificações até dezembro deste ano.