CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA (CENC)

Coordenador: Profa. Glorimar Rosa

CCS - Bloco J - 2º Andar - Sala 25

Informações e inscrições em www.cenc.nutricao.ufrj.br 

 

Objetivos

Capacitar o nutricionista nos mais recentes avanços científicos e metodológicos do tratamento e avaliação nutricionais, voltados para a recuperação da saúde do homem em diferentes enfermidades.

 

Público alvo: Nutricionistas com curso superior completo 

 

Periodicidade: anual

Carga horária: 450 horas

Informações e inscrições em www.cenc.nutricao.ufrj.br 

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FITOTERAPIA APLICADA À NUTRIÇÃO CLÍNICA (CEFITO

Coordenador: Profa. ANDRÉA RAMALHO

CCS - Bloco J - SUBSOLO- Sala NPQM

Informações e inscrições em www.cefito.injc.ufrj.br

Objetivos

Dentre as estratégias de intervenção nutricional, a aplicação da fitoterapia representa uma promissora área terapêutica de reconhecimento mundial que objetiva promover a saúde humana e diminuir o risco de doenças.

Considera-se de suma importância a qualidade efetiva do tratamento nutricional, mediante a utilização de fitoterápicos, respeitando as exigências e os critérios estabelecidos pela legislação vigente e tendo em vista a carência de profissionais habilitados e a nova Resolução CFN nº 556/2015, que regulamenta a prática da Fitoterapia pelo nutricionista exclusivamente portador de título de especialista, propõe-se temas de relevância no programa do curso, a fim de garantir a atualização e a capacitação do profissional de nutrição nessa área específica, mediante a ampliação do conhecimento em bioquímica nutricional, nutrientes essenciais e seu papel na resposta fisiológica, capacitando-o para prescrever e veicular de forma adequada os fitoterápicos e atender com competência as necessidades dos indivíduos que fazem uso destas substâncias em diferentes momentos biológicos, segmentos populacionais e processos patológicos.

O curso tem como objetivos específicos habilitar o nutricionista para:

a. Utilizar a fitoterapia na prática clínica com base em evidências científicas.

b. Conhecer as bases farmacológicas da fitoterapia: mecanismo de ação, indicações, contra-indicações, efeitos adversos e toxicológicos, interações com medicamentos e alimentos;

c. Conhecer as apresentações de fitoterápicos disponíveis no mercado: rotulagem e formas farmacêuticas;

d. Prescrever fitoterápicos, de forma crítica, segura e eficaz baseadas em evidências científicas, em diversas situações clínicas e em diferentes grupos populacionais.

O Curso será norteado pela legislação pertinente, oriunda do MEC, CEPG (nº 02 de 04 de dezembro de 2009), e de outras instâncias competentes.

 

Público alvo: Nutricionistas com curso superior completo 

Periodicidade: anual

Carga horária: 398 horas

Informações e inscrições em www.cefito.injc.ufrj.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Sala 9 , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

ouvidoria acessoainformacao capes   cnpq    Faperj   paltaformalattes    periodicos  sigma         

UFRJ Programa de Pós-Graduação em Nutrição
Desenvolvido por: TIC/UFRJ