MESTRADO


Abordagem Multidisciplinar em Ciências da Saúde na Área da Nutrição
Alimentos Funcionais
Instrumentalização do aluno sobre os avanços bioquímicos e tecnológicos, sobre aplicação dos alimentos funcionais em diversos estados fisiológicos.

Análise e Controle de Qualidade de Alimentos
Métodos físico, químico e sensorial na análise de alimentos in natura e processados.

Aspectos Metabólicos e Epidemiológicos em Estados Carenciais
Alterações metabólicas e aspectos epidemiológicos relacionados à desnutrição, anemias nutricionais, deficiência de vitamina A e K, iodo,ácido fólico e vitamina D.

Avaliação Nutricional
Tópicos de avaliação nutricional. Aplicação dos métodos antropométricos, dietéticos, bioquímicos e clínicos no diagnóstico nutricional de populações. Validade e confiabilidade dos métodos. Interpretação dos indicadores e uso de cursos de referência de medidas antropométricas.
Bioestatística
Levantamento, apuração e apresentação de dados;medidas de tendênc ia central e dispersão; nocês de probabilidade; distribuição normal, binominal, poisson; teste de hipótese (méodos paramétricos e não paramétricos); nocôes de monstragem; correlação e regressão linear simples e multivariada.

Biopeptídeos Ativos na Alimentação Humana
Promoção da saúde através de substâncias ativas e conceito de biopeptideos .Estrutura, propriedades físico-química.

Carboidratos não Disponíveis na Alimentação Humana
Carboidratos não disponíveis. Aspecto geral. Amido resistente e fibra alimentar. Aplicações analíticas. Fontes e usos dos métodos.

CLAE em Análise de Alimentos
Introdução e fundamentos de CLAE. Colunas: tipos e características. Solventes: características e propriedades. Detetores: tipos, fundamentos e aplicações. Análise de vitaminas, açúcares, proteínas e substâncias bioativas para cromatografia líquida de alta eficiência.

Educação Nutricional
Educação, cultura e sociedade; tendências do pensamento educacional brasileiro; gênese e constituição da educação elementar no Brasil; a educação nutricional contrmporânea a luz do conceito de representação social; reflexões sobre os limites do coneito:o pós-mdernismo e o desafio à pedagogia crítica, planejamento de programas educativos na diversas áreas de atuação; a educação em nutrição na interface de pedagogia e da didática.

Epidemiologia I
História da Epidemiologia. Tipos de medidas de freqüência. Indicadores de saúde. Estimadores em Epidemiologia. Tipos de estudos em Epidemiologia.

Epidemiologia II
Estudos epidemiológicos abordando nutrição, dieta e saúde. Perfil nutricional no Brasil e no mundo. Associação entre dietas, estilos de vida e doenças crônicas.

Fisiologia e Bioquímica da Nutrição
Princípios básicos de química fisiológica. Metabolismo dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas. Ácidos e sua essencialidade. Lipoproteínas. Bioquímica hormonal. Utilização de nutrientes. Interação metabólica e seus pontos de regulação.

História e Antropologia da Nutrição
Introdução à história. O acontecimento como fato histórico; história da alimentação e nutrição no Brasil; a alimentação como elemento de formação social e identidade nacional; configuração histórica e evolução dos hábitos alimentares; enfoques metodológicos e técnicos da história da alimentação e nutrição; conceito de cultura; conceito antropológico de homem; a dimensão simbólica da relação entre o biológico e o cultural na alimentação.
Metodologia da Pesquisa
Conceito da Ciência. Método científico. Planejamento experimental. Quantificação experimental. Pesquisas no homem. Divulgação do fato científico. Pesquisa bibliográfica. Elaboração de projetos de pesquisa.

Métodos Alternativos ao Processamento Térmico
Abordagem dos principais métodos alternativos ao tratamento técnico de alimentos bem como tecnologias emergentes. Processos com membranas, irradiação, alta pressão, aquecimento ôhmeco, luz pulsante campo magnético pulsante ultrasson entre outras.

Métodos de Avaliação do Consumo de Alimentos
Métodos de avaliação do consumo de alimentos. Ajuste para consumo de energia, variação intra e inter individual. Validade e reprodutibilidade de questionários de freqüência consumo no passado remoto adequado do consumo segundo as DRIs marcadores bioquímicos.Tabelas de composição de alimentos. Programas de análise de dados.

Microextração em Fase Sólida (MeFS) na Análise de Alimentos
Introdução MEFS com e sem headspace microfibras. Ênfase em sucos de frutas.

Nutrição Aplicada à Saúde do Idoso
Fundamentos em gerontologia e geriatria. Epidemiologia do envelhecimento. O idoso e o curso de vida. Qualidade de vida na 3ª idade. Avaliação nutricional e funcional do idoso. A nutrição e os programas públicos de atenção à 3ª idade. Atendimento domiciliar. Idosos institucionalizados.

Nutrição Clínica
Ciência e moral na área de Nutrição Clínica. Aspectos práticos da avaliação do estado nutricional do adulto enfermo. Recentes avanços no tratamento nutricional de enfermidades do adulto.

Nutrição e Dietética
A dietética como instrumento para garantir o atendimento às recomendações nutricionais. A dietética na alimentação de diferentes grupos populacionais (adolescentes, idosos, atletas, vegetarianos). Análise crítica do atendimento às recomendações nutricionais a nível populacional.

Nutrição Materno-Infantil
Gestação normal e de alto risco: a gestante, o feto e o concepto; a nutrição na gravidez normal e de alto risco e seu reflexo no recem-nato; lactação; estratégia de intervenção visando à complementação e correção de deficiências e inadequações na gravidez e lactação.

Nutrigenômica
Orientação à Iniciação Científica pelo Estudante de Pós-Graduação
Orientação pelo mestrando de pelo menos um estudante de graduação em projeto de pesquisa que resulte em, pelo menos, uma comunicação em evento científico nacional ou na jornada de iniciação científica da UFRJ.

Pesquisa Qualitativa Saúde I
Abordagem qualitativa: características, limites e pressupostos. Contrastes e composição entre as pesquisas quantitativas e qualitativas. Etapas de construção de um estudo qualitativo. Estratégias qualitativas de acesso ao real. Análise de dados qualitativos.

Pesquisa Qualitativa Saúde II
O conceito de representações sociais e seu emprego na pesquisa social em saúde; abrangência e limitações. As representações e as experiências do processo saúde-doença. Etnografia, etnologia e antropologia. O conceito de cultura. Estudos comparativos. A alimentação como interesse etnográfico.

Práticas de Ensino em Nutrição II
Planejamento didático e elaboração de material institucional. Ministração de aulas supervisionadas e participação em estágios curriculares. Avaliações de disciplinas e discentes.

Processamento de Frutas e Hortaliças
Aspectos fisiológicos relacionados com o desenvolvimento de frutos e hortaliças, fatores pré-colheita, colheita, perdas pós-colheita, transporte, armazenamento, qualidade pós-colheita, processamento e qualidade de produtos processados.

Redação e Produção Científicas Discente
Treinamento em preparação de manuscritos científicos. Valorização da produção discente sob forma de comunicação em eventos científicos nacionais e internacionais e/ou publicação em revista integrante do sistema QUALIS relativa à área conhecimento junto à CAPES.

Tópicos Avançados em Ciência de Alimentos
Estabilidade química e microbiológica de alimentos. Estudo do efeito de alta pressão hidrostática sobre alimentos, com ênfase em aspectos químicos, bioquímicos, microbiológicos e higiênico-sanitários.

Tópicos Avançados II
Apresentação de discussão de artigos científicos relacionados aos grupos de pesquisa do INJC.

 

DOUTORADO

 

Alimentos Funcionais
Instrumentalização do aluno sobre os avanços bioquímicos e tecnológicos, sobre aplicação dos alimentos funcionais em diversos estados fisiológicos.
Análise e Controle de Qualidade de Alimentos
Métodos físico, químico e sensorial na análise de alimentos in natura e processados.

Aspectos Metabólicos e Epidemiológicos em Estados Carenciais
Alterações metabólicas e aspectos epidemiológicos relacionados à desnutrição, anemias nutricionais, deficiência de vitamina A e K, iodo, ácido fólico e vitamina D.

Avaliação Nutricional
Tópicos de avaliação nutricional. Aplicação dos métodos antropométricos, dietéticos, bioquímicos e clínicos no diagnóstico nutricional de populações. Validade e confiabilidade dos métodos. Interpretação dos indicadores e uso de cursos de referência de medidas antropométricas.

Bioestatística I
Tipos de variáveis. Medidas de tendência central. Curva normal. Comparação de médias. Intervalo de confiança. Teste de hipóteses. Introdução à proporção. Correlação e regressão linear.

Bioestatística II
Correlação, regressão linear múltipla, regressão logística.

Bioquímica Nutricional e Aspectos Fisiopatológicos da Gestação ao Envelhecimento
Avanços relativos a bioquímica nutricional da gestação ao envelhecimento, abordando os aspectos fisiopatológicos das doenças e agravos não transmissíveis de maior impacto no Brasil,objetivando instrumentalizar o aluno para entender as vias e transformações no organismo humano ao longo da vida,em resposta às necessidades nutricionais e situações patológicas.

Bio-utilização e Biodisponibilidade de Micronutrientes
Biodisponibilidade de micronutrientes; micronutrientes e metabolismo intermediário; interação entre os micronutrientes e outros nutrientes; aspectos etiológicos e fisiopatológicos dos estados carenciais de micronutrientes; diagnóstico através dos principais indicadores bioquímicos clínicos,funcionais e dietéticos;análise crítica das atuais recomendações de micronutrientes, medidas preventivas e de intervenção nutricional.

Epidemiologia I
História da Epidemiologia. Tipos de medidas de freqüência. Indicadores de saúde. Estimadores em Epidemiologia. Tipos de estudos em Epidemiologia.

Epidemiologia II
Análise epidemiológica. Estudo de viés, confundimento, interação e aferição.

Epidemiologia Nutricional
Avaliação do estado nutricional, do consumo de alimentos, da atividade física e a relação entre dieta e doença. Utilização dos métodos epidemiológicos para investigação do papel da alimentação e nutrição nos processos de saúde e doença.

Fisiologia e Bioquímica da Nutrição
Princípios básicos de química fisiológica. Metabolismo dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas. Ácidos e sua essencialidade. Lipoproteínas. Bioquímica hormonal. Utilização de nutrientes. Interação metabólica e seus pontos de regulação.

Microextração em Fase Sólida (MeFS) na Análise de Alimentos
Nutrição Clínica
Avanços na avaliação e no tratamento nutricional em diferentes situações patológicas que acometem os sistemas do organismo humano, além dos distúrbios alimentares e a obesidade,à luz do que há de mais recente na literatura científica. Destaque do manejo dietético, aplicação dos conhecimentos da técnica dietética, das recomendações nutricionais, a possíveis interações medicamentos e nutrientes, objetivando minimizar as alterações metabólicas decorrentes do estado mórbido.

Nutrição Materno-Infantil
Gestação normal e de alto risco: a gestante, o feto e o compito. A nutrição na gravidez normal e de alto risco e seu reflexo no recém-natolactação.Estratégias de intervenção, visando a complementação e correção de deficiências e inadeqüações nutricionais na gravidez e na lactação.

Processamento e Conservação de Alimentos
Principais métodos de processamento e de conservação de alimentos. Alterações de alimentos provocados por agentes físicos, químicos e biológicos. Perdas de nutrientes no processamento e técnicas que promovam a redução destas perdas.

Redação e Produção Científicas Discente
Treinamento em preparação de manuscritos científicos. Valorização da produção discente sob forma de comunicação em eventos científicos nacionais e internacionais e/ou publicação em revista integrante do sistema QUALIS relativa à área conhecimento junto à CAPES.

Seminários Gerais do INJC
Apresentação e discussão de projetos e de resultados obtidos pelos grupos de pesquisa do PPGN.

Seminários Josué de Castro
Apresentação de temas de relevância e interesse em Nutrição e Saúde por docentes e pesquisadores da UFRJ e de outras instituições de ensino e pesquisa.

Tópicos Avançados
Apresentação e discussão de artigos científicos relacionados a temas estudados por grupos de pesquisa do PPGN.

 

 

Mestrado Profissional em Nutrição Clínica

 

 

Disciplinas eletivas

Cód.

Evidências Científicas do Uso de Alimentos Funcionais na Prática Clínica (45h)

INN731

Nutrição Clínica Baseada em Evidências (45h)

INN737

Nutrição Materno-Infantil Aplicada (30h)

INN738

Pesquisa em Nutrição Clínica (30h)

INN739

Práticas de Laboratório em Técnica Dietética Hospitalar (45h)

INN741

Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (30h)

INN744

Seminários de Pesquisas Clínicas I (45h)

INN742

Seminários de Pesquisas Clínicas II (45h)

INN743

Métodos Estatísticos Aplicados à Nutrição Clínica (30h)

INN733

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EMNUTRIÇÃO CLÍNICA

DISCIPLINAS ELETIVAS


Disciplina: Evidências Científicas do Uso de Alimentos Funcionais na Prática Clínica

Ementa:
Perspectivas de uso no Brasil. A origem dos alimentos funcionais. Identificação de substâncias bioativas. Plausabilidade biológica dos alimentos funcionais. Identificação do papel dos alimentos funcionais nas doenças. Segurança de uso, doses e legislação. Discussão de estudos de casos clínicos e aulas práticas em laboratório de técnica dietética e culinária.

Disciplina: Nutrição Clínica Baseada em Evidências

Ementa:
O Nutricionista no dia-a-dia continuamente estabelece prescrições referentes às características físicas e químicas da dieta. O processo de tomada de decisões clínicas deve basear-se nos resultados de boas pesquisas clínicas, integrados a perícia do profissional, adquirida pela experiência prática. A disciplina tem por objetivo discutir um conjunto de técnicas desenvolvido com a intenção de sistematizar e deixar transparente os processos envolvidos na tomada de decisões diante de incertezas.

Disciplina: Nutrição Materno-Infantil Aplicada

Ementa:
A disciplina discutirá os seguintes temas: Perfil da saúde do grupo materno-infantil; Tópicos atuais da assistência nutricional à gestante de risco; Atenção ao recém-nascido prematuro e de baixo peso; Terapia nutricional enteral e parenteral em pediatria; Dietoterapia nas enfermidades prevalentes na gestação e infância; Avaliação nutricional aplicada à gestante de risco e à criança enferma; e Carências nutricionais específicas no grupo materno-infantil.

Disciplina: Pesquisa em Nutrição Clínica

Ementa:
Apresentar aos alunos os fundamentos da Pesquisa Clínica. Permitir o entendimento dos vários tipos de ensaio e a identificação das fases do estudo clínico. Expor o processo de investigação científica envolvendo seres humanos, com o objetivo de avaliar a potencial aplicabilidade de determinado produto ou processo na prática clínica, considerando-se sua segurança e eficácia. Valorizar a importância da ética em pesquisa e adequação de estudos clínicos às Normas do Ensaio Clínico (Consort Statement). Discutir o processo de registro de patente.

 

Disciplina: Práticas de Laboratório em Técnica Dietética Hospitalar

Ementa:
Estudo dos fundamentos da técnica dietética. Normatização de procedimentos em laboratório de técnica dietética. Estudo dos alimentos segundo suas características físicas, químicas e biológicas. Elaboração de cardápios na prática da nutrição clínica. Estudo de métodos e técnicas aplicadas no processamento de alimentos e sua aplicação em dietoterapia. Rendimento, qualidade e avaliação sensorial.

Disciplina: Terapia Nutricional Enteral e Parenteral

Ementa: 
A complexidade da terapia nutricional enteral e parenteral exige o comprometimento e a capacitação de equipe multiprofissional, na qual o nutricionista está inserido. A disciplina tem por objetivo debater a importância da terapia nutricional enteral e parenteral na prática clínica, por meio da discussão de aspectos relacionados à indicação, prescrição dietoterápica e formas de administração deste tipo de intervenção.

Disciplina: Seminários de Pesquisas Clínicas I

Ementa:
Disciplina dedicada à apresentação de seminários, com a participação de todos os alunos e professores do mestrado e aberta ao público acadêmico dos cursos de graduação e pós-graduação. 
Serão apresentados projetos de pesquisa e os discentes treinados a realizar a avaliação crítica de artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas, bem como a analisar projetos de pesquisa dos demais participantes da disciplina.


Disciplina: Seminários de Pesquisas Clínicas II

Ementa:
Disciplina dedicada à apresentação de seminários, com a participação de todos os alunos e professores do mestrado.
Os seminários deverão estar em consonância com os trabalhos de conclusão do mestrado com análise crítica do embasamento teórico deste temas. Aprofundamento da discussão dos protocolos de pesquisa e de resultados parciais com incentivo a divulgação em eventos científicos nacionais e internacionais.
Os alunos serão treinados para a redação de resumos científicos, abstracts e de artigos de revisão sistemática. Adicionalmente será dada ênfase à aplicação dos fundamentos básicos que norteiam os diferentes projetos e linhas de pesquisa.

 

Disciplina: Métodos Estatísticos Aplicados à Nutrição Clínica

Ementa:
Capacitar os alunos a organizar e analisar os dados de uma determinada população e tirar conclusões de associações com base nesses dados. A disciplina enfoca as medidas de tendência central e dispersão, noções de amostragem, testes de significância para médias e proporções, correlação, regressão linear simples.

 

 

 

 

 

 

 

Av. Carlos Chagas Filho, 373 , CCS, Bloco J / 2º andar , Sala 9 , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21941-902

ouvidoria acessoainformacao capes   cnpq    Faperj   paltaformalattes    periodicos  sigma         

UFRJ Programa de Pós-Graduação em Nutrição
Desenvolvido por: TIC/UFRJ